Artigos

strada

strada

Após ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, demonstrar preocupação com o transporte de cargas no Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus, os governadores do Sul e do Sudeste se comprometeram a ajudar. O ministro teria pedido ajuda aos governadores para evitar o fechamento de estabelecimentos e restaurantes à beira da estrada. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fala sobre esse e outros pontos discutidos durante a reunião, que aconteceu no dia 23 de março. Confira a reportagem completa. 

 

Imagem: Jag_cz/iStock.com

O setor de construção civil poderá prosseguir normalmente com as atividades no Estado de São Paulo e na capital paulista. Segundo o governador João Doria, tanto as obras quanto as fábricas deverão continuar operando para que não ocorra uma defasagem nas necessidades da população. No entanto, devido à epidemia de Covid-19, os funcionários deverão ser observados e manter os cuidados com a saúde recomendados pelo SindusCon-SP, Sintracon-SP e Seconci-SP e pelo Ministério da Saúde.

Saiba mais informações sobre a decisão do governador, no site do SindusCon-SP.


Imagem: Smileus/iStock.com

 

A pedido da Caixa Econômica Federal, a ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia) fez parte do grupo de estudos que atualizou o Sistema Nacional de Preços e Índices da Construção Civil – SINAPI. O Sistema é composto por tabelas que servem como referência para o cálculo de custos de obras financiadas pelo Governo Federal. Parceira da ABEG, a ABEF contribuiu com a atualização dos aspectos relativos aos custos dos serviços de engenharia de fundações e geotecnia. 

“A metodologia adotada baseou-se no levantamento dos custos diretos reais estimados acrescidos dos custos indiretos, inclusive lucro previsto, tomando por base os produtos que compõem o Manual de Execução de Fundações da ABEF”, diz o comunicado divulgado pela entidade.

Os custos diretos são os relativos a materiais aplicados, mão de obra, despesas com máquinas, equipamentos, ferramentas utilizadas etc. Já os custos indiretos dizem respeito às despesas administrativas, tributos, seguros, taxa BDI – Benefícios e Despesas Indiretas, que influenciam “na composição de um preço de venda adequado”.

As tabelas atualizadas foram disponibilizadas pela ABEF em seu site. Clique aqui para acessar.

Para saber mais detalhes sobre os aspectos que passaram por atualização, leia aqui a matéria divulgada pela ABEF.

 

Imagem: anyaberkut/iStock.com