Nos dias 6 e 7 de novembro de 2024, o Núcleo Regional São Paulo da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) promoverá o III Workshop Desastres Geológico-Geotécnicos: Ações e Soluções para Áreas de Risco. O evento, que será realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos/SP, conta com o apoio da ABEG.
O workshop tem como objetivo discutir medidas preventivas e soluções para minimizar os riscos de deslizamentos de encostas, especialmente nas áreas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, afetadas por recorrentes desastres durante a temporada de chuvas.
A programação do workshop contará com palestras de renomados especialistas, engenheiros, geólogos, e representantes de instituições governamentais, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Defesa Civil e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Além de palestras sobre as ações emergenciais tomadas no Rio Grande do Sul após os desastres climáticos de 2024, será realizada uma visita à sala de situação do CEMADEN, onde os participantes poderão conhecer de perto as ferramentas operacionais utilizadas para prever e monitorar riscos de deslizamentos de terra.
O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições disponíveis no Sympla.
A ABEG é apoiadora da 14ª edição do ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família, promovido pelo SindusCon-SP em parceria com Sesi-SP, Senai-SP e Seconci-SP. O evento acontecerá no dia 28 de setembro, das 8h30 às 16h, simultaneamente na capital de São Paulo e em 8 municípios do interior paulista. É o maior evento gratuito de responsabilidade social do setor no Estado.
Com o tema "Família: Construindo a Cidadania e o Ser Humano" e o lema “Construção Civil: mãos trabalhadoras, sonhos realizados”, o ConstruSer busca integrar trabalhadores da construção civil com suas famílias, oferecendo um dia repleto de atividades voltadas ao lazer, saúde, educação, cultura, sustentabilidade, diversidade e muito mais.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial: https://www.somosconstruser.com/.
Com o apoio da ABEG, o Núcleo Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) promoverá, no dia 8 de outubro de 2024, o encontro "Estacas Helicoidais no Brasil – Histórico e Aplicações Práticas" na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O encontro contará com um minicurso e palestras gratuitas voltadas a profissionais e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos sobre essa tecnologia inovadora de fundações.
O minicurso "Estacas Helicoidais: Dimensionamento e Aplicações", ministrado pelo engenheiro geotécnico Diego Gazolli Yanez, será realizado das 9h às 12h, com vagas limitadas e desconto para associados à ABMS. O ciclo de palestras, aberto ao público mediante inscrição, começará às 13h30 e reunirá especialistas para discutir temas como métodos de previsão de capacidade de carga, aplicações em fundações de torres de transmissão e o uso de estacas helicoidais em provas de carga estática.
O evento acontecerá no auditório S-28 da Poli-USP, oferecendo uma oportunidade para estudantes e profissionais conhecerem as mais recentes aplicações dessa técnica versátil no Brasil. A inscrição pode ser feita através deste link.
Serviço:
Data: 8 de outubro de 2024
Local: Prédio de Engenharia Civil da Poli-USP, Auditório S-28
Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa do Politécnico, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Inscrições: Sympla
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
9h às 11h
Minicurso "Estacas Helicoidais: Dimensionamento e Aplicações"
Palestrante: Diego Gazolli Yanez
• Descrição sucinta da técnica (definições básicas)
• Breve histórico sobre as estacas helicoidais (origens nas obras de faróis)
• Variações sobre a técnica: tipos de aço, formato de haste e hélices, conexões de aplicações especiais (olhetes, reforço de fundações, provas de carga, contenções, fundações de edifícios altos etc.)
• Descrição dos tipos de métodos de cálculo
• Dimensionamento à compressão
• Dimensionamento à tração
• Exercício prático de fundações helicoidais em provas de carga
• Correlações de Torque de Instalação e Capacidade de Carga
• Dimensionamento estrutural da estaca helicoidal
11h às 12h
Demonstração "Instalação de Estaca Helicoidal"
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 13h45 – Introdução ao Ciclo de Palestras
13h45 às 14h30 – “Avaliação de métodos de previsão de capacidade de carga de estacas helicoidais com base em NSPT e no torque de instalação”
Palestrante: Prof. Cristina Tsuha (EESC-USP)
14h30 às 14h45 – “Aplicação de estacas helicoidais em provas de carga estática de estacas”
Palestrante: Tiago Garcia Rodriguez
14h45 às 15h – Coffee Break
15h às 15h45 – “Esforços aplicados em fundações de torres de linhas de transmissão de energia elétrica”
Palestrante: Prof. André Beck (EESC-USP)
15h45 às 16h30 – “Aplicação de estacas helicoidais em linhas de transmissão de energia elétrica”
Palestrante: Prof. Fernando Danziger (COPPE-UFRJ)
16h30 às 16h45 – Coffee Break
16h45 às 17h15 – “Projeto estrutural, geotécnico e controle de qualidade de Estacas Helicoidais no Brasil e EUA”
Palestrante: Chrystian Purcino
17h15 às 17h30 – “Normatização da Fabricação, Projeto, Instalação, Ensaios e Manutenção”
Palestrante: Pedro Vilela (Neoenergia)
17h30 às 17h45 – “Recomendações técnicas do grupo de trabalho de Fundações para Estacas Helicoidais em Linhas de Transmissão”
Palestrante: Aureo Ruffier (Cigré)
17h45 às 18h – Mesa-redonda com os palestrantes
Mediador: Marcos Massao Futai (EPUSP)
18h às 19h30 – Coquetel de encerramento